Harry possui um talento incrível para feitiços. Ele sempre foi corajoso, sincero, e sempre estava tentando investigar os acontecimentos estranhos, principalmente envolvendo seu passado e o Lorde das Trevas.
No começo ele é descrito como magricela e pequeno para sua idade. Possui o físico e aparência de seu pai, mas os olhos verdes de suas mãe. Com o decorrer da série ele é descrito como alto e forte, principalmente por tornar-se jogador de Quadribol. Possui cabelo preto e que está constantemente despenteado.
Nos filmes foi interpretado por Daniel Radcliffe.
Harry nasceu em 31 de Julho de 1980. Seus pais Tiago Potter (no original: James Potter) e Lilian Potter tentaram escondê-lo em Godric's Hollow, já que Lord Voldemort pretendia matá-lo com medo da profecia da futura professora Sibila Trelawney. A profecia dizia que o Lorde das Trevas seria destruído por um menino que nasceria no fim de julho.
Graças a traição de Pedro Pettigrew (no original: Peter Pettigrew), Voldemort achou a casa dos Potter. Com o feitiço Avada Kedavra, Voldemort matou Tiago e tentou matar Harry. Mas Lilian morreu no seu lugar, invocando uma magia protetora que até o próprio Lorde das Trevas desconhecia. Quando Voldemort tentou matar Harry, a proteção fez efeito e o feitiço ricocheteou no atacante, que foi quase destruído, virando apenas um espírito graças as Horcruxes que havia criado.
Harry sobreviveu, mas sem querer acabou tornando-se outra Horcrux de Voldemorte, recebendo alguns poderes, como a capacidade de falar com as cobras. Ganhou também sua marca característica, uma cicatriz em forma de raio na testa, que lhe identifica como "O Menino que Sobreviveu".
Logo após o ataque, Hagrid levou o bebê até a Rua dos Alfeneiros, onde morava a família da irmã de Lilian, Petúnia, junto com seu marido Válter. Eles eram os Dursley.
Petúnia e Válter tratavam Harry muito mal, diferente de seu filho, Duda, que era muito mimado. Quando os Dursley saíam, deixavam Harry com Arabela Figg, que era na verdade membro da Ordem da Fênix e tinha como função vigiar Harry.
Quando Harry completou 11 anos ele recebeu sua primeira carta de Hogwarts. Os Dursleys, que sabiam da natureza mágica de Harry, se recusaram a deixá-lo ir. Então corujas começaram a lotar a casa com cartas. Então mudaram-se para uma ilha distante, no meio do mar. Mas Hagrid apareceu por lá, revelando a Harry que ele era um bruxo. Hagrid levou Harry ao Beco Diagonal, onde fizeram as compras.
No dia 1 de setembro de 1991 Harry embarcou no Expresso de Hogwarts, onde conheceu Rony e logo depois Hermione. Em Hogwarts, o Chapéu Seletor o colocou na casa de Grifinória.
No seu primeiro ano, Harry foi selecionado para o time de quadribol, após mostrar habilidade na vassoura em sua primeira vez voando, para ajudar Neville.
Por curiosidade e usando seu novo presente, a Capa de Invisibilidade, dada a ele por Dumbledore no Natal, Harry descobre que Voldemort está de volta e tentando pegar a Pedra Filosofal, que está no castelo e seria o modo de renascer o Lorde das Trevas. Harry desconfia que seu professor Snape esteja ajudando Voldemort, e com seus amigos Rony e Hermione, ele consegue chegar ao salão onde a pedra está. Lá ele enfrenta o professor Quirrell, real culpado e que está com Voldemort vivendo como parasita em seu corpo, e consegue destruí-lo graças a proteção de sua mãe, que ainda lhe restara.
No seu segundo ano, em 1992, Harry descobre que consegue falar com cobras e começa a ouvir vozes no castelo. É quando uma série de pessoas começam a serem encontradas petrificadas, inclusive Hermione. Os boatos que correm em Hogwarts é de que a Câmara Secreta foi reaberta. Harry resolve investigar, após encontrar o diário de Tom Riddle. Harry, Rony e seu professor medroso Lockhart, conseguem entrar por uma passagem secreta no castelo, porém só Harry chega a Câmara Secreta, onde encontra uma memória de Riddle (que revela de Voldemort) com Gina. O Basilisco, uma cobra gigante que vinha petrificando os alunos e quem Harry escutara, é libertado. A fênix de Dumbledore, Fawkes, chega a tempo de cegar o Basilisco e entrega a Harry um chapéu. Com a cobra cega, Harry consegue remover uma espada do chapéu, e assim mata o Basilisco. Com uma das presas do animal Harry destrói o diário, que era na verdade uma Horcrux, responsável pela memória de Voldemort.
No seu terceiro ano, em 1993, Harry descobre que seu padrinho Sirius Black, que era acusado de ter traído os Potter e de ser o assassino mais perigoso do mundo, fugiu da prisão Azkaban. Rony é sequestrado por um cachorro, que na verdade era Sirius, e levado a Casa dos Gritos, onde Harry e Hermione vão buscá-los, logo após seu novo professor, Lupin o seguir. Eles ficam assustados ao ver que Lupin ajudou Sirius. E então Sirius conta toda a verdade, e diz que o traidor é na verdade Pedro Pettigrew, que se transformou no rato de Rony. Ao fim, Harry e Hermione usam o Vira-Tempo para se ajudaram no passado. No fim, Sirius se redime e foge, mostrando-se feliz ao rever Harry, e este feliz ao descobrir que possui um padrinho que o ama.
No seu quarto ano, em 1994, Harry é selecionado para participar do perigosíssimo Torneio Tribuxo. Na verdade ele foi escolhido após Bartô Crouch Jr. (disfarçado como o professor Moody) sabotar o Cálice de Fogo, num plano para que Harry morra no próprio torneio. No torneio Harry enfrenta um dragão, monstros aquáticos e em sua última prova acaba indo para outro lugar, através de uma chave de portal instalada também por Crouch. Harry aparece em um cemitério, onde vê os comensais da morte ressuscitarem Voldemort e Pettigrew matar seu amigo Cedrico. Após voltar, Harry conta a todos que Voldemort voltou, mas ninguém acredita, somente Dumbledore.
No seu quinto ano, 1995, Harry quase é expulso de Hogwarts por usar magia fora da escola, ao se defender de um Dementador. Mas consegue se safar, após Dumbledore intervir. Surge uma nova professora em Hogwarts, Dolores Umbridge, uma aliada do Ministro da Magia que só veio a escola para espionar Dumbledore, a quem todos acreditam estar louco por acreditar que Voldemort voltou. Com o tempo, Umbridge consegue assumir a diretoria da escola, e Dumbledore é forçado a fugir. Umbridge proíbe que os alunos tenham aula de Defesa Contra as Artes das Trevas, pois acredita que não há nada contra qual se defender. Harry acredita no perigo e funda secretamente a Armada Dumbledore, onde ele próprio passa a treinar os alunos. Harry começa a ser atormentado por visões de Voldemort, e vê Sirius sendo preso no Ministério da Magia. Ele e mais alguns membros da Armada Dumbledore partem para o Ministério, onde tudo se revela uma mentira e uma armadilha criada na mente de Harry por Voldemort. A Armada Dumbledore encontra os Comensais da Morte, onde travam uma rápida batalha, até a Ordem da Fênix aparecer. No confronto, a comensal Bellatrix Lestrange mata Sirius, deixando Harry perplexo. Voldemort surge e enfrenta Harry, até quase matá-lo. Porém Dumbledore aparece e enfrenta Voldemort, até este fugir. No fim, o ministro reconhece a volta do Lorde das Trevas, deixando todos em pânico.
No seu sexto ano, em 1996, Harry começa a investigar a vida de Voldemort e recebe auxílio de Dumbledore. Harry consegue ajuda do novo professor Horácio Slughorn. Harry e Dumbledore começam a entrar em aventuras atrás das Horcruxes, mas quando voltam a Hogwarts encontram os comensais da morte. Dumbledore esconde Harry e acaba morto por Snape. Harry tenta intervir, mas segue o conselho de Dumbledore e fica escondido, chorando pela morte de um dos seus melhores amigos.
Em 1997 Harry para de frequentar Hogwarts e passa a procurar as Horcruxes com Rony e Hermione. Eles, junto dos mais fiéis amigos como Luna, Neville e Gina, destroem todas as Horcruxes e descobrem sobre as Relíquias da Morte, os objetivos de Voldemort. E no fim, Harry enfrenta pessoalmente Voldemort, e o derrota de uma vez por todas.
Outras relações que teve foi a de rivalidade com Draco Malfoy. Draco sempre tentou derrubar Harry, e inclusive se tornou comensal da morte por influência de sua família. Harry sempre desconfiou que Draco seria o agente secreto de Voldemort em Hogwarts.
A família Weasley sempre acolhe Harry sempre que necessário, e servem como uma família substituta para ele. Molly sempre trata Harry com muito carinho, como a um dos seus próprios filhos.
Seu maior mentor e o homem que mais admira e respeita é Dumbledore. Desde que Harry era um bebê, Dumbledore sempre cuidou para que Harry ficasse seguro, colocando membros da Ordem da Fênix para vigiá-lo. Quando Harry retornou como única testemunha do retorno de Voldemort, somente Dumbledore acreditou nele. E Harry sempre ficou do lado de Dumbledore, mesmo quando todos acreditavam que ele estava ficando louco.
Durante sua vida Harry teve alguns interesses amorosos. No quinto ano Harry beijou Cho Chang, seu primeiro amor. Depois fica em dúvida sobre seu sentimento por Hermione, mas percebe que são apenas amigos. Mas foi por Gina que ele se apaixonou de verdade.
No fim da história, o epílogo que se passa em 2017 conta que Harry se casou com Gina, tornou-se um auror respeitado e teve três filhos, James Sirius, Lily Luna e Albus Severo.
_ _ _ _ _
Até a próxima postagem!